top of page

Como fazer trufas: 26 receitas deliciosas para adoçar o seu dia

 

A trufa é um doce feito com chocolate, e recheado com um creme que pode ser feito com diversos ingredientes. Tem o mesmo nome que um fungo, resultado de sua aparência, já que o doce normalmente é envolto em cacau em pó, o que gera semelhança com o fungo recém tirado da terra, além de terem tamanho e formato parecidos.

 

Como o chocolate é um doce apreciado por grande parte das pessoas, a trufa é uma opção interessante para misturar sabores e criar combinações ideais para cada paladar.

Na lista abaixo você provavelmente vai encontrar um sabor que te agrade e um modo de preparo que se encaixe nas suas habilidades e preferências!

Trufas tradicionais

1. Trufa tradicional: a versão tradicional desse doce é feita com um creme de chocolate. O modo de preparo é simples e leva apenas quatro ingredientes. Para que o sabor não fique tão doce, essa receita usa o chocolate meio amargo e cacau em pó sem açúcar.

2. Trufa com conhaque: o conhaque é usado no preparo de diversas receitas, e a trufa também tem uma opção com esse ingrediente. O preparo é tão simples quanto o da trufa tradicional, porém com um toque de conhaque.

3. Trufa de Nutella: nessa receita também são usados apenas quatro ingredientes, porém o chocolate meio amargo é substituído pela Nutella. Ótima opção para quem gosta de trufas mais doces.

4. Trufa de leite condensado: uma casquinha de chocolate meio amargo e um recheio macio de leite condensado é o resultado dessa receita. Misture o leite condensado com gemas e margarina, leve ao forno, deixe esfriar e enrole; depois banhe no chocolate derretido.

5. Trufa de limão siciliano: para quem gosta de misturas de sabores essa é uma opção interessante, já que leva doce e azedo no mesmo doce. Essa receita é feita com chocolate branco.

6. Trufa de limão: essa trufa lembra muito uma torta de limão, já que seu creme é feito com leite condensado, limão e biscoitos de maisena triturados. O chocolate para a cobertura pode ser tanto branco, quanto preto.

7. Trufa de maracujá: nessa receita a casquinha da trufa é feita com chocolate ao leite meio amargo e o recheio com chocolate branco e maracujá. A mistura de diversos sabores cria um doce muito saboroso, destacando o azedo do maracujá em meio ao sabor doce do chocolate branco.

8. Trufa de morango: morango com chocolate é uma combinação muito apreciada e não podia faltar nas receitas de trufas! Você só precisa de três ingredientes para preparar esse doce: chocolate ao leite para a casca, e leite condensado e morangos para o recheio.

9. Trufa branca: essa receita de trufa é batida na batedeira depois de pronta, o que a deixa com uma maior cremosidade e um maior volume. Também pode ser usada para rechear bolos ou outros doces de sua preferência.

10. Trufa de cereja: a cereja é uma fruta que é bastante usada no preparo de doces, já que seu sabor combina com o chocolate. A trufa de cereja não deixa a desejar, com um sabor doce e deliciosol.

11. Trufa de banana: o creme dessa trufa é feito com banana, chocolate branco e um toque de limão, além de outros ingredientes. A casquinha fica por conta de chocolate ao leite.

12. Trufa de doce de leite: o recheio dessa trufa além de ser feito com doce de leite, chocolate e tem um toque de conhaque. Para que o doce não fique tão enjoativo, a sugestão é usar chocolate meio amargo no recheio. Para a casca, pode ser usado o chocolate ao leite.

13. Trufa de nozes: temos outra receita deliciosa que precisa de apenas três ingredientes para ser preparada. O doce de leite é caseiro e o passo a passo é mostrado na receita. Depois que o doce estiver pronto, é só misturar com nozes moídas e enrolar em chocolate derretido.

Trufas marcantes

14. Trufa de Amarula: a Amarula é comumente usada para o preparo de doces, já que agrada várias pessoas e com a trufa não é diferente. Esse recheio fica muito cremoso e tanto nele quanto na cobertura são usados chocolate ao leite e meio amargo, para um equilíbrio de sabores.

15. Trufa de café: café também combina com chocolate! Para quem gosta de sabores fortes essa é uma ótima opção, já que o chocolate usado nessa receita é o 70% cacau. Usando apenas quatro ingrediente e com um preparo simples você faz essa trufa de sabor super marcante.

16. Trufa de café com panetone: para quem gosta de panetones seu consumo não é restrito apenas ao clima natalino e apenas um modo de consumo. Por que não inovar e misturar sabores? O recheio fica por conta do panetone, café e chocolate branco, já a casca fica por conta do chocolate ao leite.

17. Trufa de menta com café: essa receita tem um preparo um pouco mais demorado do que o da trufa tradicional, porém o resultado vale a pena, para quem aprecia essa mistura refrescante.

18. Trufa de champagne: chocolate branco, chocolate meio amargo, polpa de morango e champagne resultam em uma deliciosa combinação! Tanto o sabor quanto a cor do doce ficam suaves. Prepare essa receita e se surpreenda com sua leveza.

19. Trufa Serenata de Amor: o recheio dessa trufa fica por conta de chocolate branco, bombom serenata de amor e creme de leite. A cobertura é feita com chocolate ao leite.

20. Trufa de chocolate com pimenta: essa receita leva vários ingredientes, mas seu preparo também é super simples. Uma dica da autora da receita é deixar as trufas no congelador durante algumas horas, pois quanto mais frias estiverem, menos seco parecerá o cacau.

 

Trufas fit

21. Trufa de nozes sem lactose: se você tem restrição ao consumo de alimentos com lactose, mas não quer perder a chance de comer esse doce delicioso, é só seguir as dicas dessa receita e se deliciar.

22. Trufa saudável: apenas cinco ingredientes são necessários para preparar essa trufa saudável: tâmaras, castanhas-do-pará, chocolate em pó e água. Além disso, é super simples! Para preparar essa receita você só precisa bater todos os ingredientes no processador, enrolar e passar no chocolate em pó.

23. Trufa de tâmaras e cacau: essa receita também é muito simples e saborosa! O que dá um toque especial junto com as tâmaras e o cacau, é o coco ralado, que também resulta em um sabor delicioso.

24. Trufa de frutas secas: está com vontade de comer algo doce, mas não quer fugir do regime? Como essa receita leva frutas secas, não é tão calórica quanto as que só levam chocolate no preparo. O recheio fica por conta das frutas e a cobertura é feita com chocolate 80% cacau.

25. Trufa de morango sem glúten e sem lactose: essa trufa de morango é feita com chocolate 80% cacau e whey protein de baunilha, além de não ter glúten e lactose, é super saudável.

26. Trufa de açaí: essa receita é energética, antidepressiva e antioxidante, pois é feita com o açaí, que é uma fruta super completa, e também com castanha-do-Pará.

 

Agora é só escolher qual receita quer fazer, ir às compras e depois colocar a mão na massa! Bom apetite!

 

18/01/2016

57 receitas de sorvete caseiro para refrescar os dias quentes

Nos dias de calor intenso, nada melhor do que se refrescar saboreando um delicioso sorvete. Disponíveis nos mais variados sabores, texturas e formato, o sorvete se mantem como a sobremesa favorita de muitos.

Criação dos chineses há mais de 3 mil anos, os quais misturavam neve com frutas e mel, esta sobremesa saborosa foi se reinventado e sendo difundida mundo afora.

Seja de massa, picolé, como acompanhamento de bolo, com coberturas variadas, servido com castanhas, amendoim, frutas cortadas ou outras guloseimas, as possibilidade para deixar este doce ainda mais saboroso são inúmeras.

Sem a necessidade de ser complicado, ou mesmo passar por um processo de industrialização, o sorvete caseiro se torna uma ótima opção para aliviar as temperaturas mais quentes. Com ingredientes de fácil acesso, possibilidade de sabores variados e sem complicação, aproveite as receitas à seguir e comece já a preparar o seu!

 

Sorvetes de frutas

1. Sorvete caseiro de goiaba: esta receita leva apenas três ingredientes. Fácil e prática para os momentos que a vontade de comer um doce não pode esperar.

2. Sorvete caseiro de coco com farofa: utilizando uma bolacha triturada, faz-se uma farofa deliciosa para acompanhar este sorvete de coco.

3. Gelado de amoras e ricotta: utilizando ingredientes como iogurte grego, ricota e amoras silvestres, prepare um sorvete digno de restaurante refinado.

4. Gelados de mirtilo e iogurte: o mirtilo, fruto roxo escuro rico em nutrientes, com baixas calorias e alto valor de antioxidantes é o grande destaque desta receita. Preparado com iogurte natural, ele garante o sabor e frescor nos dias quentes.

5. Gelados de frutos vermelhos e coco: para os amantes de frutas vermelhas, este gelado garante a diversão. Com uma mistura de morangos, amoras e framboesas, o resultado é de dar água na boca.

6. Gelado com curd de mirtilos: mais uma vez trazendo cor e sabor ao prato, o mirtilo compõe o sabor principal deste gelado. Receita um pouco mais trabalhosa, porém com um resultado impressionante.

7. Gelado de ameixa e Earl Grey: utilizando a ameixa como fruta base, esta receita leva ainda o chá aromatizado com óleo essencial de bergamota, conhecido como Earl Grey. O resultado? Cor e sabor inigualáveis.

8. Gelado de morango quase instantâneo: utilizando morangos congelados, açúcar, nata e chá aromatizado de limão, o preparo deste legado é rápido e prático.

9. Gelado de cheesecake de cereja: utilizando a cereja como fruto principal, esta receita utiliza o cream cheese para ajudar na cremosidade. O visual final é um uma mistura de cores lindíssima.

10. Gelado de coco: Ã“tima para os dias mais quentes, é fresca e com o sabor pronunciado do coco, além de ser prática e rápida no preparo.

11. Gelado de iogurte com morango e manjericão: com o manjericão como ingrediente inusitado, a refrescância deste prato é garantida. Para os supersticiosos, é uma receita conhecida por trazer prosperidade e muita sorte.

12. Sorvete de banana com morango: utilizando a banana congelada como base cremosa desta receita, este sorvete além de ser prático é saudável, já que leva somente frutas na sua composição.

13. Gelado de ananás e coco: o abacaxi, também conhecido como ananás é utilizado congelado, e traz um frescor para esta receita.

14. Sorvete de iogurte e jabuticaba: pobre em gordura e calorias, a jabuticaba é uma fonte de vitaminas variadas e ajuda no envelhecimento precoce, devido ao alto teor de antioxidantes.

15. Sorvete de limão siciliano: utilizando apenas açúcar, limão siciliano e creme de leite fresco, esta receita agradará os mais variados gostos Rápida e prática.

16. Sorvete de abacate: receita rápida, é light e ideal para os momentos em que desejamos degustar uma sobremesa sem culpa.

17. Sorvete caseiro de maracujá: utilizando maracujá e chocolate branco, este sorvete tem preparo rápido e sabor sem delicioso.

Sorvetes variados

18. Gelado de baunilha e Oreos: utilizando a bolacha querida por muitos, esta receita tem textura crocante garantida pela bolacha e sabor suave devido a baunilha.

19. Gelado de doce de leite cm mascarpone: utilizando o queijo mascarpone para contrapor o sabor adocicado do doce de leite, este sorvete tem sabor único e divertido.

20. Sorvete de caramelo: utilizando as claras em neve, este sorvete de caramelo tem volume e cremosidade garantida.

21. Gelado de nata e hortelã: aproveitando o frescor da hortelã, este sorvete de nata tem preparo rápido, sem complicações.

22. Sorvete de amendoim com coco queimado: para facilitar esta receita, é utilizado um pó para reparo de sorvete, garantindo a base cremosa do mesmo. Há as opções com sabor ou sem sabor à venda.

23. Sorvete de café: para os amantes do grão, este sorvete de café traz o aroma e sabor acentuado do mesmo. Para deixar a receita ainda mais marcante, é utilizado licor de café.

Sorvetes com chocolate

24. Sorvete mousse de chocolate: além de fácil e rápido preparo, o que conquista a quem o prova, é a textura cremosa, a qual remete à um mousse.

25. Sorvete de chocolate com pão de mel: com um sorvete a base de chocolate, esta receita inova ao adicionar pães de mel picado ao doce. O resultado é surpreendentemente saboroso.

26. Sorvete de maracujá com chocolate branco: contrapondo o azedo do maracujá com o doce do chocolate branco, esta receita traz a fruta como estrela. Fruta esta que além de baixar as taxas de açúcar no sangue, é coadjuvante famoso no emagrecimento.

27. Sorvete caseiro de flocos: com três passos simples, esta receita é ideal para ser servida como sobremesa em um almoço de família. Definitivamente agrada aos mais variados paladares.

28. Gelado de chocolate e mascarpone com manteiga de amendoim: misturando sabores variados, esta receita é sucesso devido ao resultado da soma destes sabores combinados.

29. Sorvete de iogurte e chocolate com damasco: esta receita utiliza a geleia de damasco, fruta conhecida por ser rica em fibras, beta caroteno e ajudar no combate ao câncer.

30. Sorvete caseiro de chocolate com flocos: ideal para os amantes de chocolate, nesta receita, além de utilizar o chocolate meio amargo como base, ainda são adicionados flocos de chocolate para deixar o sorvete mais crocante.

31. Sorvete de coalhada e chocolate branco: por utilizar a coalhada, esta receita fica um pouco menos cremosa que o normal, já que sua acidez combate as gorduras provenientes do leite. Mesmo assim, seu sabor permanece delicioso!

Sorvetes fit e diferenciados

 

32. Sorvete de frutas: utilizando somente frutas, é uma ótima opção para reaproveitar alimentos: quando as frutas estiverem bem maduras, congele-as antes de jogá-las fora. Desta forma seu sorvete pode ter os mais variados sabores.

33. Gelado de mel e tomilho: a combinação inusitada do tomilho com mel, ajuda a refrescar os dias de calor intenso. Ótima receita para quem gosta de experimentar novos sabores.

34. Gelado vegan de mirtilo: utilizando iogurte de soja em vez do tradicional, esta receita é uma boa opção para veganos ou alérgicos ao leite.

35. Gelado 3 ingredientes: o uso de poucos ingredientes e rápido preparo não deixam nada a desejar em relação ao sabor desta sobremesa.

36. Sorvete vegano: utilizando batata doce cozida e leite de coco, esta receita é ideal para os veganos e aos alérgicos que sentem falta de uma sobremesa nos dias quentes.

37. Sorvete vegano de banana com blueberry: mais uma opção para veganos e alérgicos, esta receita é prática e rápida, utilizando somente as frutas, resultando em um sorvete saudável e saboroso.

 

38. Sorvete de abacaxi vegan: fazendo uso mais uma vez do creme de leite de soja, o abacaxi é o destaque da receita, deixando-a ainda mais refrescante.

39. Sorvete proteico de chocolate branco: receita fit, utiliza suplemento proteico, ideal para quem se preocupa em não ganhar peso mas não resiste à vontade de comer doce.

40. Sorvete de banana em 5 minutos: usando a fruta congelada, este sorvete tem baixas calorias, preparo rápido e sabor adocicado. Uma boa opção para não quem não deseja sair da dieta.

41. Sorvete de abacaxi sem leite: receita de preparo instantâneo, e uma opção para os intolerantes, esta receita utiliza a fruta congelada e processada.

42. Sorvete proteico de banana e abacate: o suplemento proteico aparece novamente nesta receita, juntamente com banana e abacate. Receita prática, ótima para quem deseja uma porção alta de proteínas.

43. Sorvete proteico de chocolate: com uma porção de baixa caloria, este sorvete tem preparo rápido e a possibilidade de substituição de alguns ingredientes.

Picolés

44. Gelado de iogurte grego e cerejas: utilizando apenas dois ingredientes – doce de cereja e iogurte, este picolé é rápido, gostoso e visualmente belo.

45. Picolé de iogurte e frutas: com iogurte e frutas picadas, este picolé é prático e saboroso. Ótimo para os variados paladares.

46. Picolé mousse de maracujá: com duas camadas, uma com mousse de maracujá e outra com sorvete de morango e morangos picados, este picolé é aerado, macio e cremoso.

47. Picolé de frutas: utilizando frutas da sua preferência, adicione suco de laranja à forma de picolés e leve-a ao congelador. Refrescante e saudável.

48. Picolé de negresco sem leite: com leite de coco, agave para adoçar e biscoitos Negresco, esta receita é livre de leite e com uma cremosidade sem igual.

49. Picolé cremoso de morango: utilizando apenas 4 ingredientes, esta receita traz o sabor do morango com o iogurte natural. Simples de ser feita, porém saborosa.

50. Picolézinhos de laranja: muito simples de fazer e bela esteticamente, basta adicionar morangos picados e suco de laranja às formas de picolé e congelá-los.

51. Picolé de proteína: com a promessa de ajudar a emagrecer e ajudar a matar a vontade de comer doces, este picolé leva poucos ingredientes e possui rápido preparo.

52. Picolé de manga, água de coco e chia: levando apenas 3 ingredientes, este picolé leva a chia em seu preparo, uma semente que suprime a fome, ajuda a controlar a glicemia e abaixar o colesterol.

53. Picolé de coco caseiro: picolé cremoso, é ótima opção para acompanhar uma caipirinha nos momentos de happy hour junto aos amigos.

54. Picolé de Nutella: o creme de avelã queridinho de muitos é o grande destaque desta receita. Junto ao creme de leite e o leite, resulta em um picolé cremoso e cheio de sabor.

55. Picolé de kiwi: utilizando a fruta fatiada e mergulhada no chocolate ao leite derretido, leve-a ao congelador. Este picolé é uma boa opção para quem não gosta de comer frutas puras.

56. Picolé de iogurte com Oreo: a bolacha aparece mais uma vez, agora junto ao iogurte e em forma de picolé. Os pedaços quebrados garantem a textura crocante em meio à cremosidade do iogurte.

57. Paleta mexicana de morango e leite condensado: picolé tendência, a paleta mexicana vem ganhando espaço nos pratos dos brasileiro. Conhecida por ser um picolé recheado, aqui traz o leite condensado como complemento.

 

Com estas receitas variadas, fica fácil afastar o calor, se refrescar e aproveitar um bom sorvete feito em casa. É só chamar a família e amigos e saboreá-los, seja como massa ou picolé, aproveite e faça já o seu.

POSTADO POR

Ana

Kling

18/01/2016

Ana

Kling

 

19/01/2016

 

POSTADO POR

 Facebook

Instagram

bottom of page