top of page

9 Segredos para comprar Roupas que vão durar muito

Cada vez mais nos dias de hoje é preciso ter uma preocupação maior com o consumo consciente e sustentável. Muito tem se falado no slow fashion, termo que vai de encontro aos modismos passageiros e que traduzido para o português significa uma moda mais lenta e duradoura.

Além do mais, é preciso conter os gastos em tempos de crise. As idas ao shopping tendem a diminuir e as compras tornam-se cada vez mais objetivas. Ainda assim, é possível vestir-se bem apostando em peças chaves que durem por muitas estações.

 

Tendo isso em vista, a consultora de moda, imagem e etiqueta Ana Vaz indicou alguns segredos para escolher roupas que tenham uma grande durabilidade. Confira:

1. Preste atenção aos tecidos utilizados

 

Este é um dos fatores mais importantes para ser verificado no momento da compra. Com bastante atenção, leia a etiqueta para saber qual o tecido utilizado para a fabricação da peça escolhida.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

É importante observar sua textura e o seu caimento, pois estes detalhes fazem toda a diferença. Tecidos naturais tendem a ter uma maior durabilidade, enquanto que os sintéticos podem se deteriorar em menos tempo e até mesmo criar “bolinhas”.

 

2. Verifique a costura

Este momento é crucial para determinar a durabilidade de uma peça de roupa.

Antes de levar qualquer item para casa, é essencial observar as suas costuras internas. Verifique se elas estão alinhadas e se acompanham seu caimento. Outra dica importante é verificar se ela parece reforçada ou se é frágil.

 

3. Fique atenta aos botões

 

Depois de verificar o tecido e a costura, fique atenta aos botões. Apesar de parecer irrelevante, o botão faz toda a diferença na durabilidade de uma peça. É importante levar em conta se o aviamento colocado está bem firme e em harmonia com o restante da roupa.

 

Além destas dicas valiosas passadas pela consultora Ana Vaz, podemos adicionar mais algumas sugestões muito importantes para determinar a durabilidade de uma peça:

4. Não se prenda a modismos passageiros

 

Geralmente as grandes tendências duram muito pouco, o que faz com que as peças entrem em desuso rapidamente. Sendo assim, aposte em itens clássicos, que sempre terão seu espaço na moda.

 

5. Prefira qualidade, não quantidade

Em vez de comprar muito e sem pensar, compre com qualidade e sabedoria. Analise se a peça combina com o seu estilo e faça escolhas racionais, dando preferência por itens de alta qualidade e de acordo com o seu orçamento.

 

6. Preço também pode ser um fator determinante

Ainda pensando na qualidade, o preço da roupa também pode influenciar, tendo em vista que o custo para produzir peças mais trabalhadas e com tecidos nobres é também mais elevado.

 

7. Pense no seu armário como um todo

 

Antes de sair por aí fazendo compras por impulso, analise o seu armário e verifique quais itens você realmente precisa. Escolha de acordo com o que você já tem, coordenando cores e fazendo combinações com outras peças. Uma boa opção é investir em um armário cápsula.

 

8. Fique de olho nos detalhes

 

O segredo está nos detalhes! Peças que tenham qualquer tipo de aplicações podem durar menos, pois a sua lavagem e manutenção exige mais cuidados.

9. Dê preferência a peças coringas

Procure por roupas atemporais que possam ser usadas em mais de uma estação de formas diferentes. Jeans, camisetas e blusas de fio são exemplos de peças que caem bem em variadas temperaturas.

 Facebook

Instagram

bottom of page